top of page

Conheça 6 dicas imperdíveis para evitar as cáries

  • Foto do escritor: Plenaface Odontologia
    Plenaface Odontologia
  • 21 de mai. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de jun. de 2021


6 dicas imperdíveis para evitar as cáries!!


Você já teve cárie?! Se já, ela te causou dor ou te trouxe maiores problemas, como a necessidade de fazer um tratamento de canal? Ou, pior ainda, você já perdeu um dente por conta de uma cárie? Com certeza, se você já passou por essa experiência, deve bater um arrependimento por ter deixado isso acontecer, não é mesmo? E, se não passou, não deve querer que isso aconteça! Vamos aprender seis dicas simples para evitar esse problema que pode se tornar tão penoso?!



1- Comer alimentos adequados e no momento certo: alimentos como grãos integrais, frutas, vegetais e fibras no geral ajudam a manter o fluxo salivar. A saliva, além de neutralizar os ácidos presentes na boca, também possui minerais que aumentam as defesas contra a cárie;


2- Diminuir a ingestão de alimentos açucarados e grudentos, principalmente entre as refeições: cada vez que você consome esse tipo de alimento, um ataque ácido acontece sobre a superfície dental, deixando-a momentaneamente mais porosa. Logo depois, a saliva contra-ataca, remineralizando esta superfície. No entanto, esta desmineralização, torna o dente mais suscetível ao desenvolvimento da cárie. Imagine, então, provocar esse ataque várias vezes ao dia ao seu dente?!


3- Escolha correta da escova de dente e sua troca regular: você sabia que algumas escovas podem funcionar melhor para cada pessoa especificamente?! Isso mesmo, dependendo da característica da sua gengiva, por exemplo, uma escova pode ser melhor indicada para você. Em relação a troca da escova, em média, recomendamos que seja feita a cada 3 meses. Em alguns casos, como para pacientes que usam aparelho ortodôntico, esse tempo pode ser menor. Outra advertência é sempre trocar a escova após uma gripe, resfriado ou infecção de garganta para não correr o risco de se contaminar novamente por meio dela.


4- Uso de pasta de dente com a concentração adequada de flúor: este elemento químico tem papel fundamental na proteção contra as cáries. Um dentifrício ideal deve conter pelo menos 1000 ppm de flúor.


5- Técnica correta de escovação e uso do fio dental: de nada adianta a melhor escova, a melhor pasta e o melhor fio se você não souber a melhor maneira de usá-los! Você já recebeu a orientação correta do seu dentista?


6- Realização de selantes: normalmente feito em crianças, os selantes funcionam como uma espécie de esmalte aplicado nas superfícies dentárias. Eles vedam os sulcos mais profundos dos dentes, diminuindo o acúmulo de placa bacteriana.


Já pensou como cuidados tão simples podem impedir um sofrimento futuro?! A prevenção é sempre a escolha mais inteligente! Informação por uma melhor qualidade de vida! Se ficou alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente!





 
 
 

Yorumlar


bottom of page