O que você precisa saber antes de fazer um clareamento dental?
- Plenaface Odontologia
- 21 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2021

Quem nunca sonhou com dentes branquinhos como dos artistas da televisão, não é mesmo? Sem dúvidas, é a meta de muitos brasileiros! Então vamos falar sobre o queridinho de todos, o clareamento dental?
O clareamento é um procedimento odontológico que visa melhorar a aparência dos dentes, proporcionando um “sorriso mais branco” e mais bonito.
Existem duas formas de fazer o clareamento. Uma delas é feita em casa, por meio de uma moldeira, seguindo as orientações do dentista. A outra é feita exclusivamente em consultório, utilizando um gel com concentração bem maior do que o clareador caseiro (e, portanto, não seguro para se usar em casa). O efeito pode ser potencializado por uma fonte de luz, como LED ou laser.
Qual forma de clareamento é a mais indicada?
Ambas as técnicas atingem resultados similares, a grande diferença é o tempo. No clareamento de consultório, o resultado é imediato e perceptível logo após a remoção do gel. No caseiro, os resultados vão aparecendo conforme os dias de uso. O que deve ser levado em conta, em primeiro lugar, é a disposição e a disciplina do paciente em aplicar corretamente o gel em casa, seguindo as orientações profissionais. Caso você desconfie que não conseguirá se organizar e separar um tempo diário para isso, talvez este não seja o melhor método para você! Outro fator que deve ser levado em conta é a sensibilidade prévia do paciente. Por utilizar um gel mais concentrado, o clareamento de consultório pode provocar uma sensibilidade maior, principalmente naqueles pacientes que já tem algum histórico relacionado a isso. De toda forma, paciente e dentista devem discutir particularmente e decidirem juntos qual a melhor modalidade a ser utilizada.
Quais os cuidados que devo ter com a alimentação durante o tratamento?
Alguns alimentos devem ser evitados ao máximo durante o tratamento. Isso porque os dentes ficam mais permeáveis e, dessa forma, a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos é maior. Entre eles estão o suco de uva, vinho tinto, refrigerantes à base de cola, café, chás e beterraba. Além disso, o cigarro é outro vilão do clareamento, pois a nicotina amarela os dentes.
Todas as pessoas podem fazer?
Sempre é bom lembrar que clareamento só combina com saúde bucal em dia. Ou seja, não é possível fazer clareamento com cárie, dente quebrado, gengiva sangrando. Os procedimentos básicos sempre devem ser realizados antes do clareamento. Além disso, alguns casos merecem atenção. Para quem tem muita sensibilidade nos dentes, por exemplo, o procedimento deve ser repensado. Também não é indicado fazer clareamento em gestantes e menores de 16 anos.
Dá para saber quanto meus dentes vão clarear?
Realmente é muito difícil prever quão branco os dentes vão ficar. Depende da biologia de cada um, dos motivos que levaram os dentes a amarelar, da idade, entre outros fatores. Durante uma conversa detalhada, entendendo as particularidades do paciente, é possível chegar a uma estimativa sobre a cor final, embora, mesmo assim, é impossível afirmar a cor exata que será alcançada até o final do tratamento.
Será que o clareamento pode enfraquecer os dentes?
Não! O agente clareador age diretamente no pigmento responsável pelo escurecimento dental, de forma alguma alterando sua estrutura em si. O que é bastante comum é um aumento da sensibilidade dental. Isto acontece porque o clareador libera algumas substâncias que penetram microscopicamente no dente para que possam quebrar as moléculas que o deixam amarelado. Mas isto é algo totalmente reversível e controlável através de pastas e géis dessensibilizantes.
Para que os resultados atendam às expectativas é preciso que o clareamento seja bem indicado e que os cuidados pós operatórios sejam seguidos.
Respondemos todas as suas dúvidas sobre o assunto? Se surgir mais alguma por aí, é só enviar pra gente!
#odontologia #plenaface #clareamento #enfraquecimentodentario #clareamentoenfraqueceosdentes #londrina #clinicaodontologica #clareamentoestético #cuidados #saúdebucal #odontologiaestetica
Comments