Sensibilidade dentária - existe alguma forma de amenizar?
- Plenaface Odontologia
- 17 de jun. de 2021
- 1 min de leitura

Um dente pode ser considerado sensível quando, ao consumir bebidas ou alimentos gelados, quentes, doces e/ou ácidos, se sente aquele clássico arrepio. Este fenômeno possui o nome de hipersensibilidade dentinária.
E por que isso acontece?
Por algum motivo, o esmalte que os protege pode ter sido “ralado” ou removido deixando uma camada mais interna do dente exposta. Muitos alimentos ou bebidas que encostarem nesta camada desprotegida podem causar uma sensibilidade.
Outra parte dos dentes que também é muito sensível quando exposta é a raiz. Neste caso, quem a protege é a gengiva. Diante de um trauma por qualquer motivo, a gengiva acaba se retraindo e deixando de recobrir a raiz. Esses são os casos mais comuns e mais graves de sensibilidade.
É muito importante conhecer os maus hábitos que podem desgastar o esmalte e traumatizar a gengiva. O campeão deles é a escovação incorreta, mas existem outros motivos como o consumo frequente de alimentos ácidos, bruxismo, doenças gengivais e próteses mal adaptadas. A parte boa é que a sensibilidade nos dentes geralmente pode ser tratada e curada.
Existem diversas formas de tratamento como as pastas dessensibilizantes, bochechos, aplicação de concentrados com flúor e até mesmo técnicas mais invasivas. Isso tudo vai depender da quantidade de regiões expostas, gravidade da sensibilidade e desejo do paciente.
Cuidado com o autodiagnóstico e com tratamentos sem orientação! Cáries e outras doenças bucais mais sérias também podem deixar os dentes “sensíveis”.
Se identificou com alguma das informações? Se precisar de mais orientações, entre em contato conosco!
Comments